Restaurante franco-italiano traz ao Rio o melhor do Piemonte, com toque francês,
e experiência do restaurateur Juscelino Pereira e do chef Marcelo Martino.

Piemonte. Quando o assunto é gastronomia italiana, a região logo se destaca. Não à toa, é o berço do movimento Slow Food, em que o princípio básico é o prazer da alimentação, usando apenas produtos artesanais e de altíssima qualidade. Além disso, a delicadeza e a sofisticação dos pratos típicos, com combinações que vão de trufas a outras iguarias, foram influenciados pela culinária francesa, uma vez que a região faz fronteira com a França.

O Del Plin é a nova empreitada do restaurateur Juscelino Pereira e seus sócios Walter Rossi, Marcelo Martino e Renata Russo, do grupo Hervilha. No ramo da gastronomia, Juscelino já tem uma vasta experiência. Com passagens por casas renomadas de São Paulo, o restaurater atuou por 12 anos no grupo Fasano para, finalmente, abrir sua primeira casa, o Piselli, em São Paulo. Apaixonado incansável do Piemonte, ele aposta que a nova empreitada em terras cariocas vai unir o melhor da culinária francesa e italiana.

Com o objetivo de reunir as duas maiores gastronomias mundiais, a francesa e a italiana, nasce o restaurante Del Plin. A origem do nome, é claro, não poderia ser outra. Del Plin é um dos pratos mais clássicos da culinária do Piemonte: ravioli recheado. Na origem da palavra, Plin vem de pizzicari, que quer dizer "beliscar" e remete ao modo como é feita a massa, uma vez que para fechá-la é necessário dar "beliscões" para chegar ao formato ideal.

No cotidiano do restaurante, está o sócio operador André Galvão, com vasta experiência no ramo de hospitalidade, onde passou pelo tradicional Copacabana Palace e pelo restaurante Pobre Juan. Além disso, André também responde como sommelier do Del Plin. Para a nova casa, escolheu criteriosamente cada rótulo da carta, uma vez que o que Piemonte também é conhecido por ser a terra dos vinhos mais nobres da Itália. A cozinha, por sua vez, vai ser comandada pelo chef Marcelo Martino, que possui uma longa trajetória em cozinhas de alta gastronomia ao redor do mundo, como Maní, Rocca Moo, D.O.M e Ristorantino.